Foto: Gage Skidmore via Flickr
O republicano Donald Trump ultrapassou o número de 270 delegados no colégio e se tornou o 47º presidente dos Estados Unidos nesta quarta-feira, 6 de novembro.
Às 7h30, a CNN projeta que o candidato republicano tenha 276 votos contra 219 da candidata democrata.
O New York Times projeta um placar de 277 a 224 a favor de Trump.
Trump venceu nos “estados-pêndulos” de Wiscosin, Geórgia, Carolina do Norte e a Pensilvânia, o estado considerado o mais importante na eleição contra Harris.
Durante a madrugada, a Decision Desk HQ, que organiza e fornece resultados e projeções eleitorais a veículos de imprensa, anunciou que o republicano “Donald Trump conquistou votos suficientes para vencer a presidência” dos Estados Unidos.
A emissora de TV Fox News, logo em seguida, também projetou a vitória do ex-presidente sobre a atual vice, Kamala Harris, do Partido Democrata.
Segundo o New York Times, tem 70.892.979 milhões de votos, o equivalente a 51% do total. Kamala, por sua vez, tem 65.976.699 votos (47,5%).
“Deus salvou minha vida por um motivo”
Em seu discurso de vitória, Trump agradeceu à família, à equipe de campanha, ao vice JD Vance, ao empresário Dana White, dono do UFC. e a Elon Musk:
“Bem, quero agradecer muito a todos vocês. Isso é ótimo. Estes são nossos amigos. Temos milhares de amigos neste movimento incrível. Foi um movimento que ninguém nunca viu igual. E francamente, este foi, creio, o maior movimento político da história.“
Republicanos recuperam Senado
O Partido Republicano voltou a ter o controle do Senado, nesta quarta-feira, 6, com a soma de 51 cadeiras necessárias para conquistar maioria na Casa.
Até este ano, o Senado era comandado pelo Partido Democrata por uma estreita maioria de 51 a 49.
O primeiro anúncio da vitória do governador, Jim Justice, contra o democrata Glenn Elliott, para ocupar uma vaga de um antigo membro do partido pelo estado de Virgínia Ocidental, confirmou o otimismo para a mudança na Casa.
Jim Justice vai ocupar a cadeira deixa pelo senador democrata Joe Manchin III, que decidiu não concorrer à reeleição e migrou para um partido independente.
O senador republicano John Thune, de Dakota do Sul, na manhã da eleição acreditava na mudança de controle no estado de Virgína Ocidental:
“Eu acho que a gente vai ganhar em Montana e na Virgínia Ocidental”, disse à Fox News.
Da mesma maneira, o empresário republicano Bernie Moreno desbancou o senador democrata Sherrod Brown, em Ohio, fazendo com que o assento mudasse de partido.
O controle da Câmara e do Senado permitirá ao partido republicano um poder maior para pautar e aprovar leis que sejam da agenda do presidente ou se tornar oposição em caso de vitória da candidata democrata, Kamala Harris.
Fonte: Antogonista
Comentários