Lote com 600 mil doses de vacina da Pfizer ficou parado durante 4 dias em depósito de aeroporto em SP


Foto: Ministério da Saúde

Por: Metro1 

 Um lote de 600 mil doses de vacinas da Pfizer ficou parado em depósito do Ministério da Saúde localizado ao lado do aeroporto de Guarulhos de segunda (12) a quinta-feira (15), informa a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, neste sábado (17).

Segundo a publicação, a carga foi liberada na noite da quinta-feira, sob justificativa da Anvisa de que o processo dependia de cumprimento de pendências por parte do importador.

Em nota, a agência afirma que "a fim de agilizar o recebimento de vacinas no Brasil, todos os lotes importados são desembaraçados pela Anvisa no mesmo dia, mesmo que faltem documentos, mediante assinatura de TRG [Termo de Guarda e Responsabilidade], sob responsabilidade do importador."

De acordo com a coluna, a demora fora do comum causou apreensão em secretários de Saúde, que aguardavam as vacinas para dar continuidade ao processo de imunização em seus estados.

Em nota, o Ministério da Saúde afirma que "assim que desembarcaram em Guarulhos, as doses seguiram para o processo de checagem de temperatura, feito dentro do período esperado. Depois da análise do laboratório, em conjunto com técnicos do Ministério, houve tentativa de enviar os documentos na segunda-feira (12), mas o sistema da Anvisa estava fora do ar. O processo seguiu na terça-feira (13) e foi liberado pela agência reguladora dois dias depois."


Fonte: Metro 1

Comentários