Japão declara emergência por coronavírus e aprova estímulo de quase US$ 1 trilhão


[Japão declara emergência por coronavírus e aprova estímulo de quase US$ 1 trilhão]
Foto : Dominique A. Pineiro
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, declarou hoje (7) estado de emergência até o dia 6 de maio, para combater as novas infecções por coronavírus em grandes centros populacionais do país. A medida será adotada na capital, Tóquio, e em outros seis distritos, respondendo por cerca de 44% da população do Japão. Ele também apresentou um pacote de estímulo descrito como um dos maiores do mundo, para aliviar o impacto econômico. A informação é da agência Reuters.
"Se cada um de nós puder reduzir o contato com outras pessoas em ao menos 70%, e idealmente 80%, deveremos ser capazes de ver o pico no número de infecções em duas semanas", disse ele.
O governo também aprovou o pacote de estímulo no valor de 108 trilhões de ienes (990 bilhões de dólares) -- equivalente a 20% da produção econômica do Japão -- para aliviar o impacto da pandemia sobre a terceira maior economia do mundo.
Embora não tenha passado por grandes surtos de coronavírus, diferentemente de outros locais, uma alta recente e constante nas infecções em Tóquio, Osaka e outras áreas levou a pedidos para que Abe anunciasse o estado de emergência.Metro1.

Comentários