Baixada Santista: 24 pessoas morreram em decorrência das chuvas

Firefighters dig for victims of a mudslide, where five people died and four remain missing according to the fire department, in Morro do Macaco Molhado (wet monkey hill) in Guaruja

Já são 24 os mortos em decorrência das chuvas na Baixada Santista. Segundo balanço divulgado no início da noite de desta quarta-feira (4) pela Defesa Civil de São Paulo, há ainda 25 pessoas desaparecidas. 
A cidade do Guarujá foi a mais afetada pelos efeitos dos temporais dos últimos dias: 19 pessoas morreram em decorrência das chuvas na cidade e 19 ainda estão desaparecidas. Em Santos foram três mortos e cinco desaparecidos. Em São Vicente, dois mortos e uma pessoa ainda está desaparecida. 

Desabrigados

O número atual de desabrigados soma 151 pessoas no Guarujá; três em São Vicente; 150 em Santos e 102 em Peruíbe. 
Nota mais recente da defesa civil aponta que os corpos de 20 pessoas já foram identificados e liberados para as famílias pelo Instituto Médico Legal. Entre os mortos estão um bebê de 10 meses e três crianças, de três, seis e onze anos de idade. 
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, os trabalhos de resgate, salvamento e identificação das vítimas continuam. No fim da noite de ontem, informou o órgão, o trabalho do Corpo de Bombeiros precisou ser interrompido momentaneamente em alguns pontos por causa do risco de novos deslizamentos. Mas as ações foram retomadas hoje e estão concentradas no Morro do Fontana (Santos), no Parque Prainha (São Vicente) e nos Morro do Macaco, Barreira João Guarda e Morro do Engenho (Guarujá). Os trabalhos na Vila Valença (São Vicente) e morros da Penha e do Tetéu, em Santos, já foram concluídos.
Também hoje foi publicada no Diário Oficial do estado a homologação dos decretos municipais de situação de calamidade pública no Guarujá e de situação de emergência em Santos e São Vicente, assinados pelo governador do estado, João Doria. Agora, segundo o governo paulista, esses decretos seguem para a Defesa Civil Nacional para o devido reconhecimento federal. Agencia Brasil.

Comentários