Irecê e Região: Sistema do São Francisco terá interrupções programadas até o fim de novembro



Interrupções no abastecimento de água em Irecê e Região serão necessárias para adequar as estações de bombeamento ao mercado livre de energia
Nas próximas semanas do mês de novembro, o Sistema Adutor do São Francisco terá interrupções programadas nas terças-feiras, para adequação do sistema ao mercado livre de energia. Os serviços de adaptação nos medidores elétricos serão realizados pela Coelba, e terão duração de 7 horas nos dias 12, 19 e 26 de novembro.
Com a mudança, será possível que a Embasa compre energia elétrica diretamente dos geradores e das empresas comercializadoras, é o chamado Ambiente de Contratação Livre.
A tramitação se dá através de contratos comerciais bilaterais em condições previamente negociadas, como preço, prazos de contratação, volume de energia adquirida, para reduzir custos com energia elétrica, que hoje é o segundo maior gasto da empresa.
Já existem alguns sistemas operacionais da Embasa que migraram para modalidade do mercado livre. A partir de 2020, um dos maiores sistemas integrados operados pela empresa, o Sistema do São Francisco trará reduções dos custos com energia elétrica, possibilitando assim, o aumento do volume de água disponibilizado ao sistema, por meio do aumento das horas operadas.
Fonte: Ascom  Embasa Irece// Adaptado Central Notícia.