Idoso se torna o primeiro homem negro a fazer um transplante total de rosto

Robert Chelsea, de 68 anos, fez o transplante de rosto após ter 60% do corpo queimado em acidente

Robert Chelsea, de 68 anos, é o primeiro homem negro a fazer um transplante total de rosto. A cirurgia realizada em julho deste ano durou 16 horas e foi conduzida por uma equipe de 45 profissionais do Hospital Brigham and Women's, na cidade de Boston, em Massachusetts, nos Estados Unidos. Chelsea também é o paciente mais velho a realizar esse procedimento.
O idoso teve 60% do corpo queimado depois que um motorista bêbado bateu no carro em que ele estava em uma estrada de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2013. O aposentado ficou seis meses em coma e um ano e meio internado. Durante esse período, passou por 30 cirurgias mas parte dos lábios, nariz e orelha dele não puderam ser reconstruídos e o transplante passou a ser considerado como a melhor opção.
O aposentado entrou na lista de espera pela cirurgia em março de 2018, mas não foi fácil encontrar um doador de órgãos compatível já que apenas 14% deles eram negros. Em um comunicado divulgado pelo hospital, Chelsea expressou a gratidão por realizar a cirurgia após mais de um ano de espera.
— Que Deus abençoe o doador e sua família que escolheram entregar esse presente precioso e me dar uma segunda chance. Palavras não podem descrever como me sinto. Estou extremamente grato e me sinto muito abençoado por receber um presente tão incrível — disse Chelsea.
Robert Chelsea e o cirurgião plástico Bohdan Pomahac
Robert Chelsea e o cirurgião plástico Bohdan Pomahac Foto: Lightchaser Photography / J. Kiely Jr / Divulgação/BRIGHAM AND WOMEN'S HOSPITAL
A cirurgia foi liderada pelo médico Bohdan Pomahac, que realizou o primeiro transplante total de rosto nos Estados Unidos e o terceiro do mundo em 2011. Segundo o cirurgião plástico, a recuperação do paciente está superado as expectativas.
— Apesar de ser o paciente de transplante total de rosto mais velho já registrado, Robert está progredindo e se recuperando muito rápido. Estamos ansiosos para acompanhar a melhora de vida significativa que esse procedimento trará na vida dele — celebrou o médico.
A expectativa é de que Chelsea recupere cerca de 60% da função motora na face em um ano. Assim, ele poderá voltar a comer, sorrir e falar normalmente. Jornal Extra..