Espanha empata com a Suécia com gol de Rodrigo no fim e conquista vaga na Euro

Rodrigo marcou o gol que garantiu a vaga da Espanha na Euro Foto: Jessica Gow / Reuters
Rodrigo marcou o gol que garantiu a vaga da Espanha na Euro Foto: Jessica Gow / Reuters 

Em um jogo sofrido e marcado por uma exibição de gala do goleiro De Gea , a Espanha garantiu vaga na Euro-2020 com duas rodadas de antecipação, após um empate dramático com a Suécia , nesta terça-feira. Apesar da maior posse de bola, a Fúria viu os adversários criarem as melhores chances de gol, e perdia de 1 a 0 até o fim do jogo, quando o brasileiro naturalizado espanhol Rodrigo , que entrou no segundo tempo, mostrou presença de área e deu números finais à partida.
Com o resultado, a Espanha chegou aos 20 pontos, com seis vitórias e dois empates, e disparou na liderança do grupo F, com cinco pontos a mais que a vice-líder Suécia e seis pontos a mais que a Romênia, terceira colocada. Como suecos e romenos ainda se enfrentam na nona rodada, os espanhóis têm pelo menos o segundo lugar garantido, e por isso já está estão classificados para a Euro, que será disputada de 12 de junho a 12 de julho de 2020.
Desde os primeiros minutos, a Espanha teve o controle da bola, mas não conseguia transformá-la em pressão e chances de gol. A Suécia, por outro lado, era mais perigosa quando atacava, e forçou De Gea a fazer pelo menos duas grandes defesas no primeiro tempo.
No segundo tempo, os suecos conseguiram abrir o placar logo aos 5 minutos. De Gea fez milagre ao defender cabeçada de Marcus Berg e o rebate, mas a bola voltou para Berg, que de cabeça abriu o placar.
Para aumentar o drama espanhol, De Gea deixou o campo lesionado aos 15 minutos, dando lugar a Arrizabalaga. Aos 21, Rodrigo entrou no lugar de Thiago Alcântara, e a alteração do técnico Robert Moreno foi recompensada no apagar das luzes. Aos 46 minutos, após cobrança de escanteio, Ruiz bateu cruzado para o meio da pequena área e Rodrigo completou para o fundo das redes e garantiu a festa espanhola na casa dos adversários.

Itália goleia e se mantém 100%

Também nesta terça, a Itália, que começou a rodada já classificada para a Euro, manteve os 100% de aproveitamento nas eliminatórias. Fora de casa, a Squadra Azzurra goleou Liechtenstein por 5 a 0. Bernardeschi, Bellotti, duas vezes, Romagnoli e El Shaarawy, fizeram os gols da partida. O Globo.