Celulares adiantaram relógios em uma hora, mesmo sem horário de verão

A recomendação é para que o usuário faça atualização manual do aparelho Foto: Guilherme Leporace / Agência O Globo
A recomendação é para que o usuário faça atualização manual do aparelho Foto: Guilherme Leporace / Agência O Globo


RIO - Embora o horário de verão tenha sido revogado no governo de Jair Bolsonaro, os sistemas das operadoras de celular e do Android adiantaram automaticamente em uma hora. No Twitter, centenas de usuários relataram o problema. Na última sexta-feira, o Google havia publicado um anúncio oficial recomendando que usuários de Android no Brasil alterassem as configurações automáticas de data e hora.
A empresa havia informado que, mesmo após a alteração para não programar o horário de verão, celulares poderiam fazer a atualização do relógio automaticamente. A recomendação é a de que o usuário faça a correção manual do aparelho.
O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) informou, neste domingo, que "as empresas realizaram testes na rede e não foram identificados problemas na alteração de horário". Sobre o relato de usuários que tiveram os relógios dos aparelhos modificados, a entidade explicou que "há alterações que não ocorrem na rede das operadoras, e sim em aplicativos externos instalados nos aparelhos."
O horário de verão do brasileiro deveria acontecer entre este sábado (19) e domingo (20), com os relógios sendo adiantados em 1 hora, mas foi revogado pelo presidente Jair Bolsonaro, em um decreto assinado em abril. 

Economia

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. O período de vigência do horário de verão era variável, mas, em média, durava 120 dias.
O objetivo do horário de verão é aproveitar os dias mais longos para economizar energia aproveitando a iluminação natural, poupando recursos da matriz energética e reduzindo os riscos de apagões, principalmente no horário entre 18h e 21h, quando as lâmpadas dos espaços públicos são ligadas.
O Ministério de Minas e Energia divulgou, no ano passado, estudo que apontava para a perda de efetividade do horário de verão. Segundo a nota técnica, a adoção de outros instrumentos regulatórios, como a tarifa branca e preço por horário, poderia produzir resultados mais relevantes para o setor elétrico.
O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, informou que o governo fez uma pesquisa que mostrou que 53% dos entrevistados pediram o fim do horário de verão. Não foram divulgados, entretanto, detalhes da pesquisa.

No mundo

No mundo, o horário diferenciado é adotado em 70 países — e atinge cerca de um quarto da população mundial.
O horário de verão é adotado em países como Canadá, Austrália, México, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai. O Globo.