Mutirão do emprego já tem mais de 60 empresas inscritas e oferta de 6.000 vagas
EDU GARCIA/R7 - 02.03.2022Começa nesta segunda-feira (16), às 8h, o Mutirão Nacional de Emprego 2022, promovido pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo e pela UGT (União Geral dos Trabalhadores). Até a última sexta-feira (13), mais de 60 empresas da Grande São Paulo já estavam inscritas para fazer recrutamento de pessoal no evento, que está em sua sétima edição, e conta com mais de 6.000 vagas de emprego.
A expectativa dos organizadores, baseada no público dos anos anteriores, é atender a mais de 10 mil pessoas que estejam em busca de trabalho.
Quem quiser concorrer a uma das vagas deve fazer a inscrição na página do mutirão no site da UGT. "O cadastro não é obrigatório, mas vai agilizar o atendimento e a triagem dos currículos", explica Cleonice Caetano Souza, diretora do departamento de assistência social e previdência do sindicato.
Ela conta que mais de 3.000 pessoas fizeram a inscrição até o fim da semana passada. A entidade também mantém um banco de dados com informações de mais de 15 mil candidatos a um emprego. "Quem estiver inscrito terá atendimento preferencial", orienta.
É importante que os interessados levem ao mutirão, que acontece na sede do sindicato, seus documentos pessoais e o currículo impresso, mesmo que já tenham se cadastrado no site. "Quando chegarem ao sindicato, o currículo vai ser analisado, e depois vamos encaminhá-los a um empregador que tenha ofertado uma vaga adequada a cada perfil", afirma Cleo.
Além disso, para conversar com as empresas, é importante que cada um saiba falar sobre suas experiências anteriores, pontos fracos e fortes e expectativas para a carreira.
O mutirão conta com as parcerias do Estado de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo e das instituições do Sistema S, que estarão presentes com a oferta de serviços, orientações, ações de qualificação e de empregabilidade. Os órgãos governamentais serão representados pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo).
A iniciativa não tem o objetivo de apenas ajudar as pessoas desempregadas a conseguir uma nova ocupação, mas, segundo Cleo, visa à recuperação da cidadania. "É um trabalho de inclusão social, que não tem custo para as empresas e nem para os candidatos a uma vaga. Acreditamos que também é papel do sindicato ajudar a devolver a esperança", diz a comerciária.
O quê: Mutirão Nacional de Emprego 2022
Quando: dia 16/05, segunda-feira, a partir das 8h
Onde: Rua Formosa, 99, Anhangabaú, São Paulo, no Sindicato dos Comerciários de São Paulo
Informações: (11) 2121-5900
Fonte: R7
Comentários