Nancy Pelosi critica Trump por tomar hidroxicloroquina sendo "obeso"

Nancy Pelosi critica Trump por tomar hidroxicloroquina sendo "obeso"

O presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, entrou no coro de surpresa e alarme que surgiu depois do presidente norte-americano Donald Trump ter admitido tomar hidroxicloroquina para prevenir a Covid-19.

Ao ser questionada sobre o assunto pela CNN, Nancy Pelosi não se coibiu de dizer o que pensava sobre a decisão do presidente.

"É o nosso presidente, e preferia que não andasse tomando algo que ainda não foi aprovado pelos cientistas, especialmente com a sua idade e com a sua categoria de peso: 'Obesidade mórbida', dizem [os médicos]", referiu.

Trump tem 73 anos e no último check-up anual que fez em fevereiro do ano passado passou a barreira de ser considerado obeso, com um índice de massa corporal de 30.4. Um IMC de 30 ou acima é considerado obesidade severa ou mórbida.

O próprio regulador norte-americano desaconselha o uso do medicamento, utilizado até agora no tratamento da malária, por poder ter potenciais efeitos colaterais fatais. A Agência Europeia do Medicamento lançou um comunicado onde destaca que os dois só devem ser usados no âmbito da Covid-19 em caso de estudo clínico ou do uso emergencial e monitorado, para efeitos de investigação.

Aos jornalistas a partir da Casa Branca, em Washington, durante o dia de ontem, o presidente norte-americano disse que começou a tomar o medicamento recentemente. "Estou a tomar há cerca de duas semanas", admitiu. Notícias ao Minuto

Comentários