VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA NA BAHIA INICIA SEGUNDA ETAPA; CAMPANHA VAI ATÉ DIA 30 DE NOVEMBRO




2ª etapa da vacinação contra a Febre Aftosa na Bahia iniciou na última sexta-feira (1º) e vai até o dia 30 de novembro. Além de vacinar, o produtor deve declarar todo o rebanho na Agência de Defesa Agropecuária do estado (Adab). A 1ª etapa terminou no mês de maio deste ano.

Os proprietários que não vacinarem o rebanho durante o período da campanha e não fizerem a declaração, serão multados no valor de R$ 53 por cabeça não imunizada. A vacinação alcança os animais de 0 a 24 meses.

De acordo com a Adab, a expectativa é de que sejam vacinados 3,5 milhões de animais no estado. A Bahia conta com cerca de 10 milhões de cabeças de gado e há 22 anos está livre da doença.

Neste ano, a novidade da campanha é a redução da dose da vacina dos atuais 5 ml para 2 ml. A Adab informou que a mudança da dose é uma exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para minimizar as reações que ocorriam no local de aplicação da vacina.

Segundo a Adab, a vacinação em maio já deu resultado positivo nos animais, que deixaram de apresentar reações em função da vacina. No entanto, ainda acontece, por exemplo, a formação de abscessos em decorrência da falta de higiene e limpeza no momento da aplicação.

Mais informações sobre a vacinação contra a febre aftosa estão disponíveis no site da Adab.

Vacinas

O produtor deverá adquirir as vacinas em uma revendedora autorizada, loja de produtos agropecuários, devidamente, cadastrada na ADAB apresentando CPF ou CNPJ para emissão da nota fiscal.

Desde 31 de março as vacinas contra febre aftosa na posologia de (5 ml) estão proibidas de serem comercializadas e utilizadas, conforme a Portaria da ADAB n° 317/2018. Os revendedores de produtos veterinários que possuem algum estoque remanescente desta vacina estão sendo orientados a devolverem o produto ao laboratório fabricante.

O não cumprimento dos procedimentos nos prazos determinados, conforme a Adab, poderá acarretar na aplicação de penalidades ao produtor.

Febre Aftosa

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais como os bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Pode ser transmitida principalmente pelo contato entre os animais doentes e os sadios.

O vírus pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas que entrem em contato com animais doentes. A enfermidade provoca restrições sanitárias e comerciais ao estado e ao país, desvalorização no preço da arroba, desemprego no setor frigorífico e pode causar embargos comerciais a outros produtos, como o farelo de soja, frutas e exportação de carne de frango e suína, além de grande impacto social e econômico.
 

no G1 Bahia. Adaptado Blog Barreiras Notícias