Lençóis fica em primeiro lugar em disputa de site nacional sobre Turismo



O Prêmio Melhores Destinos 2019, do site homônimo, ficou na Chapada Diamantina, com a cidade de Lençóis. Segundo o órgão de imprensa, os resultados foram computados com base em votos de mais de 25 mil leitores, considerando viagens realizadas por eles neste ano ou no ano passado. Esse reconhecimento do nacional é um dos frutos colhidos pela atual gestão municipal ‘Do jeito que o povo quer’, do prefeito Marcos Airton (PRB), o popular Marcão, que se preocupa com a limpeza, a segurança dos visitantes e, além de tudo, com a capacitação dos moradores de Lençóis que trabalham no setor turístico.
De acordo com Marcão, a participação dos segmentos turísticos, representados pelos empresários de hotelaria, transporte, gastronomia e também pelos guias de turismo, foi muito importante para essa conquista. “Isso, unido ao apoio logístico da secretaria de Turismo, que articulou as atividades, resultou nesse sucesso”, afirmou em entrevista ao Jornal da Chapada. O gestor fez questão de agradecer a disponibilidadedos dos espaços de hotéis e restaurantes locais para realização das atividades. “É preciso lembrar que as pessoas apoiaram nosso programa sobre o turismo, tanto nas palestras quanto nos encontros. Sem eles nada disso teria sido realizado. Precisamos agradecer também ao Senac e ao Sebrae, parceiros nessa mudança em Lençóis”, finalizou o prefeito.
Lençóis ficou à frente de cidades que são verdadeiros cartões-postais do Brasil, como Fernando de Noronha, Gramado, Ouro Preto, Jalapão, Bonito e Maceió, por exemplo. Dentre os pontos avaliados estavam custo-benefício, atrações, gastronomia, receptividade e segurança. Gramado, que ganhou o prêmio no ano passado, ficou com o segundo lugar como o melhor destino nacional de viagem, com o total de 8,74. Já Lençóis ficou com nota 9,10 na média. A terceira posição ficou com o Jalapão, outro paraíso brasileiro, com 8,68 de média.
Para o consultor na área de Turismo, Hamilton Néri, da empresa Agência de Desenvolvimento Humano (ADHBrasil), o resultado tem muito a ver com o trabalho de Marcão. “Ele nos contratou para um programa de Fortalecimento do Turismo de Lençóis, e a ADHBrasil realizou uma pesquisa de percepção turística da cidade, organizou um seminário sobre políticas públicas de Turismo de Lençóis, com a participação da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, através do então secretário José Alves”, disse Néri.
Ele contou ao Jornal da Chapada que também foram realizados 15 encontros setoriais da área, envolvendo o trade turístico do município, para debater temas pertinentes. “O esforço de todos deixou Lençóis mais unida, mais preparada para receber os turistas”, avaliou Hamilton.
Lençóis
A cidade é a principal base para quem embarca rumo à Chapada Diamantina e foram as inúmeras atrações naturais da região que a levaram ao título de melhor destino do Brasil no Prêmio MD 2019. A cidade teve a melhor nota nas atrações e receptividade e também teve grande destaque na gastronomia, ficando apenas atrás de São Paulo. Ainda foi muito bem no custo benefício e segurança. Enfim, se mostrou um destino completo.
Lençóis oferece variedade de pousadas e restaurantes, aliás, a culinária é um dos pontos fortes do lugar, que tem cardápios bem elaborados. As casas têm fachadas coloridas e as ruas são de pedra, muitas delas destinadas apenas aos pedestres, às mesinhas dos lindos restaurantes e aos músicos de altíssima qualidade que encantam e entretêm os viajantes. Central Notícia.