Neymar faz 100 jogos pela seleção: os melhores e os piores momentos do craque

Neymar recebe camisa comemorativa pelo centésimo jogo na seleção Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Neymar recebe camisa comemorativa pelo centésimo jogo na seleção Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Neymar tinha 18 anos quando vestiu a camisa da seleção principal pela primeira vez. Jovem de talento já admirado, o encontro com a amarelinha aconteceu até de forma atrasada para os que o queriam na Copa do Mundo de 2010. Nove anos depois, longe de ser um menino, ele já acumulou 8.153 minutos em 99 jogos pela seleção brasileira. A barreira do centésimo será quebrada nesta quinta-feira, no amistoso contra Senegal, em Cingapura.
A relação de Neymar com a seleção brasileira registra capítulos de êxtase e choro. Com a mesma velocidade que dribla marcadores, ele já flutuou da admiração à condenação. O que não há é indiferença. Tem sempre alguma coisa acontecendo com Neymar. Nesses nove anos, ele já viveu o melhor e o pior. Da marca de 61 gols até frustrações que o colocam na situação atual de busca pela confiança do torcedor e do melhor desempenho em campo.
Raio x de Neymar na Seleção Brasileira
19
70
Empates
Vitórias
10
Derrotas
61
42
gols
assistências
5 títulos
Os gols:
32
11
10
4
Grande área
Pênalti
Pequena
área
Falta
4
Fora da área
46
12
Pé direito
Pé esquerdo
4
Cabeça
Seleção que
mais sofreu
gols:
Jogador que mais deu passes a gol:
DANIEL
ALVES
JAPÃO
8 gols
4 gols

Melhores momentos

Campeão da Copa das Confederações em 2013
Neymar encontrou o ápice pela seleção brasileira na campanha da Copa das Confederações de 2013. Foi o título que gerou a empolgação em torno de uma possível conquista o hexa no ano seguinte. O atacante marcou quatro gols nos cinco jogos do torneio, inclusive na memorável final contra a Espanha, no Maracanã. Naquela campanha, Neymar fez um golaço contra o Japão que lhe rendeu indicação ao Prêmio Puskás. Ele foi eleito o melhor jogador do torneio.
Neymar foi eleito o melhor da Copa das Confederações Foto: EdIson Vara/MOWA PRESS
Neymar foi eleito o melhor da Copa das Confederações Foto: EdIson Vara/MOWA PRESS
Estreia com gol em 2010
Os primeiros passos de Neymar na seleção deram a real impressão de que uma nova era começava na seleção. Era a estreia de Mano Menezes no cargo. A equipe estava renovada após a queda na Copa da África do Sul, com um Dunga que se recusou a chamar a dupla de santistas Neymar e Ganso. O atacante, então com 18 anos, marcou o primeiro gol do Brasil no amistoso contra os Estados Unidos, após cruzamento de André Santos. A estreia não poderia ter sido melhor.
Quatro gols em um só jogo
Foi um show. Neymar conseguiu no amistoso contra o Japão, em outubro de 2014, a façanha de marcar quatro gols em uma só partida. Esse é até hoje o recorde de gols do atacante em jogos pela seleção brasileira. O Brasil venceu por 4 a 0.
Surra na Argentina nas Eliminatórias
Um jogo inesquecível da seleção brasileira, já sob a gestão de Tite, foi a vitória por 3 a 0 sobre a Argentina, pelas Eliminatórias da Copa de 2018. A partida marcou o reencontro do Brasil com o Mineirão após o 7 a 1, e foi um show. Neymar fez um gol e deu uma assistência no passeio sobre o time de Messi.

Piores momentos

Lesão na Copa 2014
Neymar não sentiu dor maior pela seleção. Nas quartas de final da Copa do Mundo de 2014, contra a Colômbia, veio joelhada de Zúñiga, que fraturou uma das vértebras da coluna. O golpe também desencadeou frustração por sentir na hora que o Mundial estava terminando ali, no gramado do Castelão. Segundo o médico da seleção na época, José Luis Runco, o craque poderia ter ficado paraplégico.
Cai-cai na Copa de 2018
Apesar do processo de recuperação da primeira fratura no quinto metatarso, Neymar teve como herança da Copa da Rússia uma grande crise de imagem por causa do comportamento em campo. Ele deixou o Mundial nas quartas de final com o ápice da fama de cai-cai. Virou até meme e alvo de piadas. O processo de retratação contou até com uma propaganda que não foi muito bem digerida pelo público por causa do discurso pasteurizado. Faltou um componente de genuinidade.
Neymar lamenta a eliminação na Copa do Mundo da Rússia Foto: LUIS ACOSTA / AFP
Neymar lamenta a eliminação na Copa do Mundo da Rússia Foto: LUIS ACOSTA / AFP
Explosão na Copa América-2015
Neymar teve uma época em que esteve com os nervos à flor da pele na seleção brasileira. A erupção do vulcão Neymar se deu no segundo jogo da Copa América de 2015, no Chile, quando ele foi expulso após arrumar confusão no jogo contra a Colômbia e ainda xingar o árbitro. Além de não atuar mais naquela competição, já que foi punido pela Conmebol, o atacante carregou outros dois jogos de suspensão para as Eliminatórias.
Corte em meio a acusação de estupro em 2019
Uma acusação de estupro caiu como uma bomba na vida de Neymar enquanto ele estava concentrado com a seleção brasileira antes da Copa América de 2019. Deu polícia na Granja Comary por causa da resposta do jogador via internet, que acabou revelando imagens de nudismo de Najila Trindade, que o acusou de agressão sexual em Paris. Nitidamente abalado pelo problema pessoal, o jogador ainda sofreu uma lesão ligamentar no tornozelo durante o amistoso contra o Qatar, em Brasília e foi cortado da Copa América. Após o desenrolar das investigações, Neymar não foi indiciado. O Globo.
Neymar deixa delegacia em São Paulo onde prestou depoimento Foto: LUISA GONZALEZ / REUTERS
Neymar deixa delegacia em São Paulo onde prestou depoimento Foto: LUISA GONZALEZ / REUTERS