HOMEM ACHA CHEQUES PERDIDOS DE QUASE R$ 11 MIL E DEVOLVE AO DONO NO SUDOESTE DA BAHIA



Um homem achou três cheques que juntos somam quase R$ 11 mil, na entrada de um shopping em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Ele localizou o dono e devolveu a quantia na manhã desta terça-feira (29).

O auxiliar de entregas João Rocha Oliveira contou que sempre vai ao shopping a trabalho e, na segunda (28), quando encontrou os cheques, chegou ao local para distribuir cargas, como de costume.

"Eu tava vindo aqui [shopping], quando eu passo e subo a rampa, olhei e vi três talões de cheque embolados. Eu peguei e falei: 'deve ser alguém que perdeu esse cheque aqui'", contou seu João.


O auxiliar pediu ajuda ao chefe Luciano Ribeiro para encontrar o dono dos cheques.

"O que mais me chamou atenção foi a atitude do João em um momento como esse, um país que nós vivemos. Ele é um entregador de cargas, a simplicidade dele. A honestidade dele demonstrou que é isso que a sociedade precisa, que tenha essa sensibilidade também nesse momento", relatou Luciano.


Segundo o comerciante Gerson Alves, ele só percebeu a perda dos cheques quando ligaram para avisar a ele.

Em nota, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil informou que, 8% dos brasileiros ainda utilizam cheque para realizar compras. Segundo o gerente do banco, José Bonfim, o uso tem caído ainda mais por causa da operação por meios digitais.

"A orientação é fazer a contra-ordem, que antigamente falava 'sustar ordem'. No caso de extravio, você deve entrar em contato com o emitente do cheque e orientar ele a procurar uma agência bancaria para fazer a oposição desse pagamento. Evita prejuízo caso esse cheque seja apresentado por alguém indevido", explicou o gerente, para casos que precisem desautorizar o pagamento.

 no G1 Bahia. Blog Barreiras Notícias.