Flamengo atinge 91% de chance de título e vê 'assunto hepta' ficar sério

Brasileiro Championship - Athletico Paranaense v Flamengo

Flamengo deixou o gramado da Arena da Baixada ouvindo gritos de "é campeão". Mais do que euforia da torcida pela vitória contra o Athletico, trata-se de um reflexo do que a equipe está mostrando dentro de campo. Ainda é cedo para cravar o heptacampeonato, mas as atuações dos comandados de Jorge Jesus neste Brasileiro tornaram o assunto algo a ser levado cada vez mais a sério. Segundo o matemático Tristão Garcia, a chance de título é de 91%.

Líder com 58 pontos, os rubro-negros têm oito de vantagem contra o segundo colocado Palmeiras, comandam o melhor ataque do Brasileiro, é dono dos principais artilheiros da competição... Enfim, colecionam vitórias, recordes e atuações que explicam a boa colocação na tabela. Apesar da versão oficial ser de "pé no chão", a expectativa pelo caneco começa a virar assunto.



— A caminhada é longa, mas tenho certeza que tem coisa boa preparada para gente. Sabemos que o Brasileiro é um campeonato muito difícil. Vir aqui e ter que ganhar para manter a pontuação. O grupo está de parabéns, o Mister está fazendo um trabalho espetacular. E quando isso acontece, conseguimos vencer partidas importantes — declarou Diego Alves, um dos melhores em campo contra o Athletico, que lembra de outra marca de equipes campeãs: as grandes vitórias.


Vencer o Athletico não rendeu apenas três pontos na tabela, mas o fim de um tabu que durava 45 anos — e essas vitórias históricas costumam marcar o caminho do Flamengo em títulos. Em 1980, venceu o Coritiba no Couto Pereira pela primeira vez. Em 1982, primeiro triunfo contra o Guarani na história. Na mais recente conquista, bateu o Santos na Vila Belmiro pela primeira vez m Brasileiros, em 2009.
Além da mística, Jorge Jesus é o principal responsável por fazer o Flamengo acreditar. Desde que assumiu o clube, tem apenas uma derrota (para o Bahia, em agosto) no torneio e tem conseguido manter o ritmo da equipe mesmo recheado de desfalques. Atualmente, a invencibilidade da equipe já dura 15 jogos.
Sem Gabigol e Rodrigo Caio, convocados, o clube manteve 100% de aproveitamento na Data-Fifa. Sem Filipe Luís e Arrascaeta, lesionados, não deixou pontos bobos pelo caminho. Até mesmo o VAR virou polêmica, mas o rubro-negro tem conseguido superado os problemas.

Já na matemática, estima-se que o Flamengo precise de mais seis vitórias para ser o campeão brasileiro, segundo o matemático Tristão Garcia. Isso significa que, com mais sete jogos à fazer no Maracanã até a 38ª rodada, bastaria cumprir o dever de casa para ficar com o título. Jornal Extra.