Acadêmicos dos Cursos de Engenharia Civil e Agronomia da FAI visitam o Projeto Baixio de Irecê



No último dia 28 de setembro, o 5º semestre dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Agronômica da Faculdade Irecê (FAI) realizaram visita técnica ao Projeto Baixio de Irecê, supervisionados pelos professores Marcus Vinicius, Willis Pires, Almerindo Neto e os Coordenadores de Curso, Igor Cássio e Pablo Rugero, respectivamente. Essa atividade extraclasse permitiu aos acadêmicos observarem a aplicação prática dos conteúdos de Hidráulica, Drenagem, Materiais de Construção Civil, Solos, Tecnologia das Construções, Projeto de Estradas, Topografia, Irrigação, dentre outras, em um dos maiores projetos de irrigação do mundo (o maior Projeto Público de Irrigação da América Latina).
A primeira etapa da visita consistiu de uma apresentação geral na sede do Projeto, quando mapas e croquis da obra foram detalhados demonstrando as especificidades da implementação dos 42 quilômetros de canais e 16,5 mil hectares irrigáveis das duas primeiras etapas entregues. O total de nove etapas do projeto contemplará pequenos, médios e grandes lotes adequando-se a diferentes portes de empreendimentos.
O grupo de acadêmicos teve acesso a estação de bombeamento, responsável pela captação da fase 1 do projeto. O processo de captação de água foi explicado e demonstrado pelo acionamento de uma das três bombas hidráulicas, as quais juntas são capazes de extrair mais de dez mil litros por segundo.
Em seguida, foi descrita a gestão de fluxo do canal, quando uma das comportas foi aberta, permitindo a passagem de água.  Por fim, os estudantes puderam visitar a área de lotes em que agricultores realizam teste de viabilidade de algumas culturas agrícolas.
Esta visita técnica, fruto de uma parceria entre a FAI e a CODEVASF, permitiu uma vistoria prática da implementação desse gigantesco projeto o qual quando completo comporá 47 mil hectares irrigáveis, viabilizando a produção agrícola na região do Médio São Francisco. Vislumbra-se o benefício de 250 mil pessoas e a geração 60 mil empregos diretos e 119 mil empregos indiretos. Central Notícia.