Anuncios!

Notícias em Destaques

Mais de 6 mil baianos são multados por dirigir com CNH vencida

     


Por Jordânia Freitas
Somente de janeiro a outubro deste ano, 6.180 motoristas foram flagrados dirigindo com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida no estado. O mês de março foi o campeão de notificações, com 744 ocorrências. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), que registrou 6.404 infrações dessa natureza ao longo de 2017.
Segundo o órgão estadual de trânsito, se a habilitação venceu há menos de 30 dias, não há problema. Esse é o prazo dado pelo Detran para o motorista fazer a renovação. Porém, dirigir com CHN vencida após esses 30 dias é considerada infração gravíssima, com penalidade de 7 pontos, multa de R$293,47 e recolhimento da CNH. 
Na avaliação do diretor de Habilitação do Detran, Mário Galrão, a principal razão para que os condutores dirijam com a carteira vencida é o esquecimento. Ele pontua que embora a data de esteja gravada na frente do documento, muitos motoristas não se atentam para o prazo e só acabam lembrando ao serem flagrados em blitz.
“No aplicativo do Detran também tem a data de vencimento da carteira, mas o aplicativo ainda não emite um alerta. Estamos trabalhando nesse sentindo, só não temos um prazo de quando vai ocorrer essa atualização”, explicou.
Para Galrão, o condutor precisa estar atento para evitar ser penalizado. O diretor acredita que com a emissão da CNH digital, o número de infrações deste tipo tende a cair, uma vez que o cidadão estará visualizando a carteira com mais facilidade, pela tela do celular.
Caso o condutor seja flagrado com habilitação vencida, além de perder pontos na carteira e receber a multa, será preciso apresentar um condutor habilitado para conduzir o veículo. 
Renovação
Para realizar a renovação é preciso pagar o laudo, no valor de R$159 reais. O serviço é feito na rede SAC. Lembrando que a cada cinco anos, ou a cada três anos para condutores com mais de 65 anos de idade, o motorista deverá realizar um exame de aptidão física e mental para que seja certificada a sua capacidade para dirigir. Somente após esse processo a CNH é renovada.

Tribuna da Bahia.
Tecnologia do Blogger.